Tetrapharmakon

...para que tenham vida em abundância...

foto Sítio Arqueológico

OENOANDA ou OINOANDA

Oinoanda 001

É o local onde foi encontrada a mais importante inscrição filosófica do mundo clássico: a mensagem da filosofia de EPICURO, mandada gravar por DIONÍSIO.

Há, no local, o que se pode encontrar em muitos outros sítios arqueológicos da Península de Lycia, sudoeste da moderna Turquia: ruínas de uma grande muralha, arcos triunfais, anfiteatro, aquedutos e banhos.

Mas o que faz deste um lugar muito especial –único de fato – é a riqueza de inscrições que ali foram encontradas.

De acordo com a equipe do Instituto Alemão de Arqueologia que atualmente pesquisa o local, Oenoanda é “um eldorado epigráfico”, cujos textos estão entre as mais importantes inscrições descobertas do antigo mundo grego.

No vale superior do Rio Xanthus, Oenoanda foi a mais meridional das quatro cidades lideradas por Cibyra no período helenístico, que foi dissolvida por L. Licínio Murena em 84 a.C., quando então Oenoanda se tornou parte da Federação da Lycia.

O início da história do assentamento é obscuro, apesar de uma pesquisa exploratória realizada em 1974-76.

O local foi observado cientificamente pela primeira vez por HOSKYNS e FORBES , em 1841, e publicado no Journal of The Royal Society em 1843.

Ao contrario das cidades antigas, grande parte de Oenoanda não foi enterrada sob o solo. O terreno íngreme de sua localidade tornou impraticável a remoção dos blocos de pedras para longe da cidade, embora muitos tenham sido utilizados para construção de casas e pavimentação de ruas.

As dificuldades de acesso ao local, ainda hoje pouco visitado por turistas, possibilitou preservar o local.

DIÓGENES de OENOANDA (hoje Oinoanda/Turquia-( veja fotos ), um epicurista grego do século II d.C. , mandou esculpir um resumo da filosofia de EPICURO em um muro, pórtico da antiga cidade de Oenoanda.

A muralha, onde foram gravadas as mensagens epicuristas por Diógenes, foi desmantelada na segunda metade do terceiro século DC. para dar lugar a uma muralha defensiva.

Oenoanda foi progressivamente sendo substituída pela vila medieval, agora representada por Incealiler, na Lycia, que em parte se sobrepõe ao antigo sítio.

Os fragmentos remanescentes da antiga muralha, que originariamente se estendia por 80 metros, formam uma importante fonte da filosofia epicurista.

As inscrições expõem os ensinamentos de EPICURO sobre física, epistemologia e ética. Ocupavam, originariamente, cerca de 25.000 palavras, ao longo de 260m2 do muro. Menos de um terço foi recuperado.

Nada se sabe sobre a vida de DIÓGENES, além da pouca informação que ele nos revela. A inscrição foi datada, sob o enfoque epigráfico, para o período de Adriano (70-138 d.C.).

Diógenes era rico suficiente para adquirir uma grande extensão de terra em Oenoanda e para construir (ou eventualmente comprar) uma praça para mostrar sua inscrição.

Como um homem que tinha encontrado paz, praticando as doutrinas de Epicuro, ele diz que na sua velhice ele foi motivado para ajudar também aqueles que virão depois de nós “e “para colocar, portanto, as soluções de salvação por meio do pórtico”.

O que deu maior notoriedade ao local e, consequentemente, a DIONÍSIO DE OENOANDA foi o que passou a ser conhecido como TETRAPHARMAKON, a receita epicurista de 4 remédios para a felicidade humana:

  1. Não há o que temer quanto aos deuses.
  2. Não há necessidade de temer a morte.
  3. A felicidade é possível.
  4. Podemos escapar à dor.

Ver mais fotos