Tetrapharmakon

...para que tenham vida em abundância...

foto Sítio Arqueológico

Valores e Atitudes

Por mais de 5 séculos ( 300 a.C. à 200 d.C. ) as recomendações de EPICURO para a felicidade tornaram-se populares . Estas recomendações podem ser sintetizadas nos seguintes valores/atitudes:

Para si mesmo

  1. Prudência
  2. Autocondução
  3. Autosuficiência
  4. Serenidade
  5. Simplicidade

Na relação com os outros

  1. Amizade
  2. Honestidade
  3. Generosidade
  4. Alegria
  5. Gentileza

Jesus de Nazaré resume toda tradição judaica em dois preceitos: amar a Deus e amar ao próximo, como a si mesmo.

A tradição cristã consagra 3 virtudes teologais ( theos = Deus ) e 4 virtudes morais . Estas são chamada cardeais (do latim cardo = dobradiça), por que são como eixos , ou dobradiças , em torno das quais se articulam as outras virtudes . São elas: justiça, prudência, fortaleza e temperança. Por sinal, as mesmas virtudes recomendadas por Platão (427 a 347 a. C.) para as cidades e para os cidadãos.

Com este pano de fundo, simples, - sem pretensão de tratado filosófico sobre ética - o site propõe a você , internauta, uma pergunta simples , que remete a seus valores e atitudes:

o que é importante para você ?

Responda abaixo:






Leia aqui os Valores e Atitudes que nossos visitantes consideram importante para eles:

Honestidade, Generosidade, Serenidade, Simplicidade, Autosuficiência, Amizade e Alegria.

Carlos Augusto - 47 anos de idade - Administrador de Empresas - Fundação Saúde Itaú - Belo Horizonte-MG

A temperança que permiti o entendimento para a harmonia de todos.

Fatima Amaral - Pedagoga-Especialista em Turismo- 56 anos - Betim-MG

O que é importante para mim é aprender mais de forma geral sobretudo, para poder fazer mais, em conhecimento de causa...

Fernando Silva - massagista terapêutico

No tempo em que nos dermos conta do que é verdadeiramente O AMOR, seu significado, seu poder,sua luz,sua origem, encontraremos com DEUS.Enquanto isso, nos resta caminhar em marcha, constantes, firmes, sem os vãs desvios, na direção deste ENCONTRO.Para isso, é preciso apenas uma coisa!AMAR!...e para amar é só começar, experimente!Faça um exercício: esqueça um pouco de você e veja o outro como ele é, aproveite tudo que ele tem de bom, seja caridoso e tolerante com as misérias dele, pronto! vocêc JA ESTA AMANDO! ....e se tu desviares, seja humilde e RETOMA!AMEM, AMEM E VERAO DO QUE O AMOR E CAPAZ!

Renato Tadeu Isidoro

O amor. A importância do amor é fundamental na vida de qualquer pessoa, seja amor de DEUS que é primordial nos seres humanos, amar ao próximo, a natureza, o amor incondicional aos filhos, e o amor por nós mesmos.

Dea Maria de Almeida Paiva

O que é importante para mim:

A paz da consciência. Um espírito tranquilo é capaz de adentrar em todos os corações, levando amor, compaixão, ideais de vida menos complexos do que vivemos.

Jeandra Souza Soares

Para mim o mais urgente é o resgate dos valores éticos, centrados no SER, ao invés do TER. O mundo está carente de honestidade, de amizades verdadeiras, de relacionamentos prolongados, de respeito entre as pessoas, entre as religiões e entre os países. Precisamos substituir o egoísmo pelo altruísmo...

Vera Maria Barbosa

Amar e ser amado, respeitar para ser respeitado, ser tolerante para que me atolerem, antes de fazer algo duvidoso penso três vezes no pior que pode acontecer, pois o bom não incomoda.Olhar sempre para a frente com optimismo, pensando chegar sempre mais alem.

Joaquim Silva - 63 anos, motorista transportes publicos

Amor,carinho,atenção com ser humano é um remédio. tristeza e abandono é doença,orar pela pessoa é um remédio. nem sempre os fármacos curam e sim o amor. A cura da Alma,é um remédio. A fé em Deus também cura...

Cleusa D.porta

DESAPEGO é estar consciente do vazio que somos,mas compreender que nos iludimos na busca de possibidades de ter para ser. Ser como algo concreto, rígido,imutável e eterno que nos direciona e determina quem somos. Nos construímos no imaginário pessoal, familiar, social, cultural, religioso, etc.e nos distanciamos cada vez mais de nos mesmos.Sintomas em formas de pensamentos, crenças e comportamentos aparecem e máscaras concretizam nosso imaginário.É neste apego que atropelamos toda natureza que nos cerca e cometemos falsos valores e atitudes injustas com todo o universo, mesmo as que estariam abonadas pelo saber humano científico..

Clarice Ferreira

Na relação com os outros frequentemente ficamos enrolados como fios de linha. Vamos nos misturando e, perdidos, sem visiolizar os limites de quem somos, transferimos valores, Julgamos e condenamos. Tentamos acusar o outro embora o ser decifrado é a nossa imagem refletida no olhar do outro. Neste equívoco nos distanciados de nós mesmos e dos outros. Falsamente tentamos ser amigos com atitudes generosas, alegres e gentis, representando papeis como peça de teatro. Os aplausos da plateia nos mantêm como atores e cegos atropelamos o próximo que não nos reconhece como amigos. Não há troca, não há amor, não há verdade. .

Clarice Ferreira